quinta-feira, 4 de junho de 2009


OFICINA DE FRAÇÕES


OBJETIVO:
representar frações como parte de um todo e usar a idéia de fração ou divisão na resolução de problemas por meio do jogos coletivos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


§Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático;
§Desenvolvimento de estratégias de jogo;
§Estimular a observação e concentração.


FRAÇÃO

DEFINIÇÃO:


§Os numerais que representam números racionais não-negativos são chamados frações e os números inteiros utilizados na fração são chamados numerador e denominador, separados por uma linha horizontal ou traço de fração.


§Uma fração significa dividir algo em partes iguais.

Metodologia

§O tema abordado é um valioso recurso para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Através de jogos com frações explorar a capacidade de resolver os problemas baseados nos fatos e na troca de experiência.
§O aluno admitirá a matemática como uma invenção humana, que apareceu para nos ajudar a resolver e solucionar os problemas do nosso dia-a-dia.

Atividades


§Jogo de trilha;
§Corrida das Frações;
§Quebra – cabeças com fração;
§Dominó de frações.

Resultados
§O jogo traz, na sua estrutura e forma de jogar alguns aspectos que podem auxiliar na construção do conceito, como:

Conclusão


§Ao final da oficina, se espera a aquisição de novos conhecimentos e habilidades matemáticas.
§Trabalhar conceitos matemáticos através de jogos é uma excelente técnica de aprendizagem, porque promove a participação, envolvimento do trabalho em equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário